21/02/2013
Seagri aposta em parceria para garantir crédito assistido aos agricultores familiares
A reunião se pautou na discussão de resultados alcançados no processo de organização das cadeias produtivas via Câmaras Setoriais, e no planejamento das ações.
Parceiros federais e estaduais iniciam efetivamente o Crédito Assistido na Bahia
O Programa Crédito Assistido foi pauta do Encontro Estadual dos Agentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), realizado na Federação da Agricultura e Pecuária do estado da Bahia (Faeb), com coordenadores das Câmaras Setoriais do estado.
O evento organizado pelo BNB, na manhã dessa quarta-feira, 20, teve a presença do secretário da Agricultura, Eduardo Salles e dos parceiros envolvidos no Programa (BNB, Faeb/Senar, Sebrae, Ceplac, Desenbahia) representados pelo gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, José Meneses Júnior; vice-presidente da Faeb/Senar, José Mendes Filho e o diretor de Operações do Sebrae, Lauro Ramos, além do diretor de Agricultura da Seagri, Anttônio Almeida Júnior. A reunião se pautou na discussão de resultados alcançados no processo de organização das cadeias produtivas via Câmaras Setoriais, e no planejamento das ações a serem cumpridas no calendário de 2013, em relação ao programa Crédito Assistido.
O secretário Eduardo Salles destacou o quão é importante direcionar e capacitar os agricultores, a fim de que o programa cumpra sua função, que é orientar o agricultor familiar para que os recursos financiados pelos bancos sejam bem aplicados, obtendo-se os resultados desejados e evitando o endividamento. Para tanto, foram feitas chamadas públicas onde foi possível contratar profissionais capacitados para atender a demanda de prestar assistência técnica aos agricultores.
Eduardo Salles acredita que o Programa Crédito Assistido é uma forma histórica de intervenção no setor agropecuário do Estado. Ele lembrou que “quando assumimos o governo, mais de 200 mil agricultores estavam endividados, e uma das causas era a falta de assistência técnica. Hoje, esse número já foi reduzido para cerca de 80 mil. Através do direcionamento, orientação e acompanhamento, esse quadro vai mudar”, enfatizou.
Ana Cristina Souza dos Santos, chefe do escritório da EBDA em Camamu, e coordenadora do Programa Crédito Assistido para a Câmara Setorial da borracha natural afirmou que esse programa vai melhorar a vida de milhares de agricultores familiares. Além dos carros zero quilômetro, os técnicos, em sua maioria da EBDA, receberão equipamentos como computadores, GPS e terão asseguradas diárias e combustíveis.
“O apoio técnico será prestado por 20 coordenadores da Seagri, além de 26 articuladores territoriais. “Dentro dessa vertente, estamos disponibilizando nossos profissionais para acompanhar, direcionar e orientar os agricultores familiares, através de reuniões, palestras, dias de campo, visitas técnicas, seminários, além de outras ações”, informou o secretário Eduardo Salles.
O gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, José Meneses Júnior, falou que o evento serviu como uma espécie de reunião de trabalho, onde o BNB e os demais parceiros apresentaram o resultado de suas ações e planejaram as futuras. “O BNB tem a incumbência de ampliar a injeção de mais recursos no Semiárido, via linhas de crédito, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Seca), e é com esta demanda que os agentes de desenvolvimento estão trabalhando”, assegura Meneses.
Ele garantiu que a parceria BNB/Seagri, tem atuado tanto no crédito orientado quanto na Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER), e que todos os cadastros de agricultores estão sendo feitos e verificados. “Nosso interesse é continuar a parceria com o governo do Estado e atender os produtores da melhor forma possível, assistindo via acesso ao crédito e orientando quanto à elaboração de projetos, um dos gargalos enfrentados para agilizar o processo de disponibilização do crédito”, enfatizou.
Entrosamento
Salles se diz satisfeito com o entrosamento que há entre os parceiros nesta empreitada de levar orientação para os produtores, isso porque, todos estão afinados no mesmo objetivo. “Nosso intuito é capacitar, através de acompanhamentos técnicos, o agricultor familiar para que possa, com o resultado da sua produção, honrar seus compromissos junto às instituições financeiras que incentivam a agricultura familiar, como também escoar o excedente da sua produção, afirmou Salles. O secretário comentou ainda que este é o tipo de ação, onde todas as partes envolvidas saem ganhando e que a intenção é acompanhar se esses créditos estão sendo bem utilizados, o que evita a má utilização dos recursos, consequentemente baixa produção, e a inadimplência. Vale a ressalva de que antes e depois de receberem os recursos, os agricultores familiares serão orientados a utilizá-los corretamente.
O diretor do Sebrae, Lauro Ramos, falou da importância de capacitar e apostar nos empreendimentos de pequeno porte na Bahia, defendendo que a agricultura familiar é uma atividade produtiva e viável, o que está em questão, é orientar estes agricultores para que logrem êxito no acesso ao crédito e na projeção de empreendedorismo de sua atividade.
Para finalizar, o vice-presidente da Faeb, José Mendes Filho falou desta parceria com as entidades citadas, exitosa ao seu entender, e que o objetivo é multiplicar as ações e fortalecer a agricultura familiar. Na oportunidade informou que a Faeb/Senar tem também atendido agricultores através do programa Viver Bem no Semiárido, que tem como objetivo principal, promover ações duradouras e impactantes para o homem do campo que sofre com a seca.
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri)
Assessoria de Imprensa
Fones: (71) 3115-2794 / 2767 / 2737
Site: www.seagri.ba.gov.br
E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br
SEAGRI - Foto: Heckel Jr. / Imprensa SEAGRI