20/03/2013
A TARDE premia os destaques do agronegócio em 2012
Para cada uma das 21 culturas ou criações são indicados três nomes de destaque. A escolha é feita pelas câmaras setoriais de cada uma delas.
O Jornal A TARDE entrega na próxima sexta-feira, 22, o troféu "Destaques do Agronegócio - 2012", que irá premiar os produtores da Bahia com melhor desempenho no ano passado em 21 categorias.
A festa acontece no hotel Pestana, no Rio Vermelho. É a quarta edição do prêmio, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Associação Baiana dos Expositores.
"O prêmio é muito bom porque estimula as pessoas a levantar a cabeça e seguir em frente neste momento difícil de seca. Os eleitos, neste ano, são duplamente vencedores", disse o secretário de Agricultura, Eduardo Salles.
Para cada uma das 21 culturas ou criações são indicados três nomes de destaque. A escolha é feita pelas câmaras setoriais de cada uma delas. "A escolha feita pelas câmaras setoriais confere mais cumplicidade. Se fosse instituído um júri para eleger os vencedores não teria a mesma legitimidade", diz Salles.
Serão premiados produtores de leite, fibras naturais, bovinos/bubalinos, grãos, café, guaraná, cacau, charuto, apicultura, oleaginosas, borracha natural, caprinos e ovinos de corte, florestas, cana de açúcar e derivados, algodão, pesca e aquicultura, citricultura, mandioca, hortaliças, aves e suínos.
A Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara (Cooperj), na microrregião de Irecê, foi escolhida na categoria caprinos e ovinos. "O prêmio é um incentivo maior aos produtores", afirma o presidente da Cooperj, Vanderlan Araújo da Silva.
Devido à seca, a cooperativa, que costumava ter uma produção de 2,7 mil litros por dia chegou a produzir apenas 700 litros/dia em 2012. Com as chuvas de janeiro, a situação melhorou. "Ultrapassamos os mil litros por dia", diz Vanderlan.
A premiação conta com patrocínio do Banco do Nordeste, da Petrobras, da Caixa Econômica Federal e do Sebrae.
Jornal A Tarde - Juliana Brito