informativos - Dicas

  •   Notícias
  •   Dicas
  •   Receita
  •   Eventos
  • 19/01/2016

    Dicas importantes do ABC da Caprino-Ovinocultura

    Recomenda-se, semanalmente, aplicação via intramuscular de 1mL de Ferro para melhorar a imunidade e consequentemente o desenvolvimento das crias.

    1 - A gestação de uma matriz caprina ou ovina dura em média 150 dias (5 meses).

    2 - É necessária a observação das condições de higiene das instalações e dos cochos, pois é a principal forma de transmissão de doenças.

    3 - Cabritos ou borregos maiores ou mais velhos terão vantagens sobre os menores, ou mais novos, gerando problemas na hora da alimentação.

    4 - Áreas de sombra devem receber varredura com cal virgem uma vez por semana.

    5 - O armazenamento de forragens, seja feno ou silagem, representa uma estratégia para os momentos críticos e são econômicos.

    6 - O crescimento fetal está no pico (70%) no terço final da gestação sendo necessária suplementação alimentar.

    7 - O peso do feto ao nascer deve ser maior que 2 kg, pois isso representa maior possibilidade de sobrevivência

    8 - Recém-nascidos precisam mamar o colostro de 5 a 6 vezes nas 6 primeiras horas de vida.

    9 - O corte e a desinfecção do umbigo devem ser feitos com material limpo e solução de iodo a 10%, 3 vezes ao dia, por 2 dias.

    10 - Deve-se ter cuidado ao manter os cabritos presos separados das mães. Animais que mamam apenas pela manhã e à tarde certamente sofrerão de hipoglicemia, atraso no crescimento e diarreias.

    11 - Os animais preferencialmente devem ser vermifugados à tarde e o ideal é que a limpeza no curral seja feita no dia seguinte.

    12 - Recomenda-se administração de soro caseiro para reidratação, além dos antibióticos ou sulfas.

    13 - As matrizes podem receber uma aplicação subcutânea de cálcio (20mL) após o parto, evitando problemas de hipocalcemia comum nas matrizes que produzem muito leite.

    14 - Milho para reprodutores pode representar excesso de Fósforo (P) na dieta, levando ao surgimento de cálculo renal, portanto são necessários exercícios e ração balanceada.

    15 - Recomenda-se, semanalmente, aplicação via intramuscular de 1mL de Ferro para melhorar a imunidade e consequentemente o desenvolvimento das crias.

    16 - Pedilúvio e varreduras com cal virgem são essenciais na limpeza das instalações, porém tomando cuidado para não deixar camadas de cal que podem voar e provocar irritação nos olhos dos animais.

    17 - Conhecer a idade dos animais pela dentição: a) Pinças - de 12 a 18 meses - (1ª muda); b) Primeiros médios - de 18 a 24 meses - (2ª muda); c) Segundos médios - de 24 a 30 meses - (3ª muda); d) Cantos - de 30 a 36 meses - (4ª muda).

    “O conhecimento empírico do produtor e do tratador jamais deverá ser menosprezado.”

    José Judas Tadeu Pontes - Mário Cardoso de A. Neto - Médicos-Veterinários.