informativos - Receita

  •   Notícias
  •   Dicas
  •   Receita
  •   Eventos
  • 26/09/2017

    Cabrito de Páscoa

    30 minutos depois, virar o cabrito novamente. Regar com o molho que se foi formando.

    Modo de preparo

    Na véspera

    - Se for um cabritinho, limpar as peles e gorduras, retirando os boduns.

    - Picar 2 cebolas médias, ou 1 grande.

    - Picar 125 gramas de presunto e 6 dentes de alho.

    - Juntar 3 colheres de sopa de azeite virgem, 1/2 copo de vinho branco e um pouco de pimentão doce. Misturar tudo até ficar numa papa. Temperar com sal e pimenta preta moída na ocasião.

    - Num tabuleiro grande, fazer uma cama com cebola cortada em rodelas, duas ou três, e colocar o cabrito inteiro, depois de bem untado, por dentro e por fora, com a papa. Distribuir pelo tabuleiro 2 ou 3 folhas de louro e 1 ramo de salsa.


    No dia

    - Regar o cabrito com mais 2 copos de vinho branco e azeite virgem, temperar com mais um pouco de pimenta preta moída na ocasião, e levar ao forno previamente aquecido. 30 minutos depois, virar o cabrito, juntar algumas batatinhas descascadas, temperar com mais um pouco de sal grosso e pimenta preta e voltar para o forno.

    - 30 minutos depois, virar o cabrito novamente. Regar com o molho que se foi formando. Se estiver muito seco, juntar mais um pouco de vinho branco. Voltar ao forno e 30 minutos depois está assado.


    Arroz de Miúdos

    - Picar muito fino os miúdos do cabrito, coração, rins e fígado. Picar 1 cebola média e refogar num pouco de azeite virgem. Juntar 4 dentes de alho picados e 1 folha de louro e deixar refogar mais um pouco. Acrescentar os miúdos do cabrito picadinhos e continuar a refogar. Refrescar com meio copo de vinho branco, tapar e deixar refogar mais um pouco. Temperar com sal e pimentão doce. Tapar e continuar em fogo baixo por mais 10 minutos. Juntar o arroz e, logo mais, adicionar água quente, o dobro do volume de arroz. Mexer e deixar acabar de cozer em fogo baixo, até quase secar.

    - Colocar o arroz numa travessa e o cabrito vai para a mesa no tabuleiro em que assou. Enfeitar com um raminho de alecrim seco. Pode acompanhar salada de alface.

    Revista O Berro Nº159