informativos - Receita

  •   Notícias
  •   Dicas
  •   Receita
  •   Eventos
  • 02/11/2015

    Cabrito de Provença

    Escorrer a carne e reservar a marinada. Chocalhar a carne para secar e, em seguida, adicionar à panela, sem amontoar.

    Ingredientes

    - 2,5 quilos de carnes com osso de cabrito, cortados em cubos
    - 2 cebolas
    - 3 cenouras
    - 8 ou mais ramos de tomilho
    - 2 ramos de alecrim
    - 2 folhas de louro secas
    - sal
    - pimenta do reino moída
    - 5 dentes de alho
    - 2 tiras de casca de laranja
    - 1 frasco (750 ml) de vinho tinto seco
    - 2 colheres de sopa de farinha de trigo
    - 1 xícara de água
    - 60 g cogumelos secos
    - 1/2 chávena salsinha (opcional)


    Modo de fazer

    - Aparar e descartar todas as gorduras da carne. Colocar em uma tigela, adicionar 1 cebola (picada), cenoura (descascada e cortada em pedaços de 5 cm), 2 dentes de alho, as ervas, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de pimenta e as raspas de laranja. Despejar o vinho sobre tudo, misturar. Cobrir e deixar marinando na geladeira durante a noite, mexendo ocasionalmente para fazer todos os ingredientes obterem um bom molho.

    - Para cozinhar o caldo

    - 2 colheres de óleo (ou gordura de porco) em uma caçarola grande e pesada. Adicionar a cebola restante (picadas) e dentes de alho (picado) e refogar até ficar translúcido, retirar com uma escumadeira e reservar.

    - Escorrer a carne e reservar a marinada. Chocalhar a carne para secar e, em seguida, adicionar à panela, sem amontoar. Refogar por aproximadamente 5 minutos, virando para todos os lados, até ficar bem marrons. Retirar com escumadeira.

    - Adicionar a farinha na panela e cozinhar até dourar, mexendo sempre. Aumentar o fogo e lentamente despejar o líquido da marinada, mexendo para não agarrar ao fundo. Adicionar o restante dos ingredientes da marinada, a cebola, a carne, 1 colher de chá de sal e pimenta a gosto. Jogar os cogumelos secos, despejar a água, e deixar ferver. Reduzir o fogo para baixo, cobrir com uma tampa e cozinhar até que a carne possa ser cortada por uma colher, geralmente entre 3 a 4 horas.

    - Uma vez que o molho estiver cozido tirar parte da gordura e polvilhar com salsa (opcional), com macarrão ou uma mistura de batata e abóbora doce.

    Revista O Berro