20/08/2013
Paleta de Cordeiro Assado com Laranja e Mel - O MOMENTO É DA CARNE OVINA.
O cordeiro cada dia mais apreciado pelos brasileiros e que têm se tornado a vedete das mesas dos mais afamados restaurantes do Brasil
O cordeiro cada dia mais apreciado pelos brasileiros e que têm se tornado a vedete das mesas dos mais afamados restaurantes do Brasil, apesar de seu crescente consumo e admiração, ainda sofre certo preconceito por uma parcela da população que tem em sua memória aquela carne de gosto “carregado”, “rançosa” e, portanto pouco atraente ao paladar. Uma carne que tinha que ser muito bem passada e disfarçada por traz de uma infinidade de temperos fortes. Pois estão cobertos de razão aqueles que disseram isto porque certamente provaram de um carneiro ou ovelha abatidos em idade avançada, em condições de criação e abate desfavoráveis.
Para nosso deleite vivemos agora uma realidade bem diferente de uma época em que os animais disponíveis para o consumidor eram os descartados dos rebanhos de produção de lã ou de raças que precisavam envelhecer para chegar a um peso compensador para o abate. Já há alguns anos o brasileiro tem experimentado um crescente avanço na oferta de carne de cordeiro de alta qualidade, oriundas de raças e cruzamentos próprias para produção de carne adequada aos mais exigentes paladares nacionais e internacionais.
Então não tenha medo e surpreenda a todos com um belo prato de Cordeiro. Vamos aqui escolher uma Paleta, de ótimo custo-benefício, boa oferta e muito apreciada pelo sabor, maciez e versatilidade culinária.
Lembro que na hora de escolher deve-se ter a atenção de buscar peças menores, já que obviamente vieram de animais mais novos, de carne mais tenra e aroma suave. É importante dizer que devemos comprar carne inspecionada, de preferência pelo SIF – Serviço de Inspeção Federal para termos mais segurança quanto a sua procedência.
PALETA DE CORDEIRO ASSADO COM LARANJA E MEL
Como disse antes o conceito aqui não é mascarar o gosto da carne como se fazia anteriormente, pois se agora adquirimos um cordeiro de qualidade queremos sim é destacar seu delicioso sabor. Cabe lembrar que a quantidade dos ingredientes pode variar para mais ou menos de acordo com o tamanho da peça disponível na hora da compra.
INGREDIENTES:
1 paleta de cordeiro (900 a 1500 gramas em média)
Marinada
Sal – a gosto
250 ml de suco de laranja.
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro ou ervas desidratadas de sua preferência.
1/3 de xícara de mel de abelhas ou melado de cana
1 colher de chá de pimenta do reino moída ou socada na hora.
MODO DE PREPARO
Deixar a carne marinando por cerca de 3 horas para que o tempero penetre um pouco mais, sendo que na última meia hora deve-se tirar a carne da geladeira e deixa-la à temperatura ambiente.
Levar ao forno pré-aquecido na sua máxima temperatura (cerca de 250º) por 20 minutos juntamente com a marinada. Em seguida baixar para fogo médio (150º) e deixar assar por aproximadamente 2 horas. Lembro aqui para ficar sempre de olho porque a potência e o funcionamento dos fornos podem variar e queimar seu assado.
Regar a carne regularmente com a marinada da assadeira e virar na metade do tempo. Observe sempre para que não segue e nem queime a marinada do fundo da bandeja, adicionando água aos poucos se for preciso.
Quando estiver assada, retirar a carne e preparar o molho do “fundo” da assadeira levando a mesma para o fogão e em fogo baixo com um pouco de água ir mexendo até que se descole e se misture todo o molho da assadeira. Coe e retire um pouco da gordura, engrosse com um pouquinho de farinha de trigo. Adicione mais um pouco de mel e raspas de laranja a gosto e corrija o sal.
Revista Cabra & Ovelha - João Delpupo – Chef Consultor Gastronômico, pós-graduado em Cultura Gastronômica e Degustação